segunda-feira, 17 de maio de 2010

“As pessoas não podem gostar de nosso jeito e sim da gente”

O mais interessante de se escrever um blog é poder ler os comentários e observar que existem formas diferentes de enxergar uma situação e até mesmo coisas que completam aquilo que foi dito, mas que não foi pensado antes.

No post passado o Norb’s disse a seguinte frase: “As pessoas não podem gostar de nosso jeito e sim da gente.” Isso me deixou pensando por um bom tempo. Tanto é que hoje comentarei sobre isso do meu ponto de vista e de acordo com alguns exemplos da vida.

Primeiramente, as pessoas se aproximam de nós por algum motivo. Normalmente o físico. Depois, pelo fato de vocês conhecerem alguém em comum, ou por algo que você fez ou falou. Enfim... nada nessa vida acontece a esmo.

Aos poucos o seu jeito vai conquistando o outro e vice versa. E é o que vai nos dando motivação para investir numa relação. É ilusão achar que somos nós por nós mesmo que conseguimos isso logo de início. Isso porque, é somente com a convivência, que mostramos outros aspectos do nosso EU, o que faz com que esse EU seja reconhecido em suas várias faces.

Aí sim. Nesse momento é possível dizer que quem está ao nosso lado está porque gosta da gente e não do nosso jeito. Acontece que muitas vezes acreditamos que as pessoas gostam de nós por nós mesmo, mas em algum acontecimento atípico, quando somos levados a mostrar outra parte de nós mesmo, tudo muda.

Ahh! Tenho um exemplo bem vivo e real disso. Já vi “amizades” acabando porque uma pessoa não soube lidar com uma reação inesperada da outra. Exatamente! Acostumada com um tipo de comportamento em situações semelhantes a pessoa simplesmente não gostou e não quis conversar ou tentar entender. Simplesmente se “emputeceu” e prendeu esse sentimento em seu coração.

Me pergunto: Até que ponto vale a pena guardar tanta mágoa no nosso coração? Galera!!!!! Mágoa dói!!!! Mágoa nos deixa doente!!!! A mágoa impede que vivamos experiências preciosas da nossa existência! Que seja... Esse assunto também é grande e seria um tema incrível para outro post.

Voltando...

Às vezes nos enganamos com as pessoas. Acreditamos que são de determinada forma, mas no fundo não o são. Só que eu acredito que, quando realmente conhecemos alguém, passamos a amar!!!! Aceitamos qualidades e defeitos. Inclusive, quando essa pessoa não está perto, uma das coisas que mais nos faz lembrar dela são pequenos defeitos que a torna alguém tão única.

E aí sim! Esse sentimento é tão perfeito, que faz com que amemos incondicionalmente! Faz com que aceitemos tudo o que aquela pessoa tem para nos oferecer e para nos sugar. E é assim que vamos descobrindo quem são os nossos verdadeiros amigos.

Pois esses estão ao nosso lado independentemente de qualquer coisa. Mesmo que os surpreendamos de algum jeito, eles tentarão entender. E se não conseguirem? Ah! Eles chegarão até você pra conversar e tentar entender.

Na mudança descobrimos verdades também!
É... continuo acreditando no valor da mudança!

Rachel Marinho

terça-feira, 4 de maio de 2010

Acredite!

A pior parte de mudar é que as coisas e pessoas que estão a sua volta não mudam junto com você, não no mesmo tempo. Exatamente! Não pense que, se você mudar, as coisas logo serão da forma como você imaginou que seriam!


Vivemos em um sistema complexo! Nossas atitudes geram reações nas pessoas. Quando temos o costume de agir de determinada forma as pessoas se dão conta disso. Sim, toda vez que uma situação parecida ocorrer todos imaginarão qual postura você terá.

No momento em que você decide agir de forma diferente, muitos estranharão. Na verdade, a maioria. Uns apoiarão a mudança e outros recriminarão. Você já sabe: é impossível agradar a todos!!!!

Isso tudo não significa que você não tem que mudar!! Não!!!!! Mudanças são necessárias! Algumas não são fáceis de acontecer. Muitas vezes temos medo. Preferimos manter o “status quo”. Mas será o melhor?

Precisamos mudar para evoluir! Minha dica é que você não desista! Mesmo que tudo pareça estar piorando, persista e acredite na melhora da sua vida e na vida das pessoas que estão ao seu lado.

O sistema adaptar-se-á ao seu novo EU! Acredite!

Rachel Marinho